Marketing Automotivo: Dicas para Começar a Desenvolver

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Imagem de prostooleh no Freepik

O tempo em que as vendas no setor automotivo era inteiramente presencial já passou. Quem não lembra de visitar concessionárias, conversar com vendedores e analisar automóveis? O processo era longo, desgastante e nem sempre resultava na melhor escolha. O Marketing Automotivo veio para mudar isso, afinal.


Conforme o avanço da tecnologia e, principalmente, com os recursos de realidade virtual, atualmente, quase 90% do processo de compra nesse setor é feito digitalmente.

Por isso, neste conteúdo, você vai se iterar das tendências e atualizações do Marketing Automotivo. Para, então, posicionar o seu negócio de maneira estratégica nos canais digitais e aumentar suas chances de faturamento.

Seja encontrado

‘Como ser encontrado por quem procura pelos meus serviços em meio à tanta concorrência? — esta é a principal queixa dos empreendedores.

Decerto, desenvolver um potencial competitivo é muito importante e envolve: 

  • Diferenciais do produto;
  • Possibilidade de negociação e preço;
  • Escolha de um bom local para o estabelecimento, se necessário;
  • Uma boa e ampla promoção de vendas;
  • Ou seja, algo como os famosos 4P’s do Marketing.

Presença digital no setor automotivo


Entretanto, o ecommerce aumentou essas oportunidades significativamente, até mesmo para a compra um veículo — o qual é algo físico e material. 

Por outro lado, não estamos propondo escolher um automóvel somente pelas suas fotos em websites ou redes sociais. Mas sim, otimizar a venda ao máximo, através do Marketing Automotivo, com efeito de evitar locomoções desnecessárias. 

Tenha uma boa gestão de tráfego

Segundo o Capterra — plataforma de comparação de software — 68% dos consumidores utilizam as mídias sociais e ferramentas de buscas para encontrar informações de produtos e empresas antes de efetuarem a compra.

Portanto, se a maior parcela do seu público em potencial procura online antes de ir ao local, é preciso ser encontrado nesse meio! 

Objetivos da Gestão de Tráfego

  • Segmentar e alimentar leads qualificados, analisando público-alvo com base em interesses, demografia e comportamento de compra. Assim, direcionar seus esforços para pessoas que têm mais chances de se interessar pelos seus produtos;
  • Garantir a melhoria da experiência do consumidor, entendendo a fundo o que ele procura e como deseja ser atendido;
  • Identificar também quais públicos secundários podem ser potenciais consumidores no médio ou longo prazo;
  • Gerar lembrança, autoridade e referência no segmento.

Utilize a alta demanda ao seu favor

Uma pesquisa recente feita ABComm — Associação Brasileira de Comércio Eletrônico — mostrou que as vendas no ecommerce brasileiro atingiram a marca de R$ 169,6 bilhões em 2022. 

Dessa forma, o mercado online cresceu 71% desde o início da pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2022.

Já estamos quase em meados de 2023 e, certamente, a projeção é ainda maior. 

A expectativa gira em torno de um aumento de 9,5%. Conforme esse dado, o comércio eletrônico deve atingir a marca R$ 186 bilhões até fim do ano. Ao passo que os pedidos de compra pela internet ultrapassem os 395 milhões.

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais possuem alto potencial nessa tomada de decisão do público. 

Benefícios da presença estratégica nas redes sociais no Marketing Automotivo

  • Aumentar a visibilidade da marca fora do ambiente físico, ou até mesmo, tornar a necessidade de um local, irrelevante. Diminuindo drasticamente os custos de manutenção da sua empresa;
  • Garantir a comunicação direta com os seus clientes, respondendo a perguntas, fornecendo suporte e gerando relacionamentos duradouros;
  • Utilizar os dados das plataformas, como o Facebook Meta Business, para avaliar o desempenho de suas campanhas de vendas e traçar melhorias;
  • Tudo isso, a partir de baixo custo de investimento, visto que, é possível divulgar organicamente ou fazer anúncios relativamente mais baratos em comparação com outras formas de publicidade e promoção. Assim, o retorno sobre o investimento (ROI) é maior.

Aproveite interações remotas

Que tal uma visita guiada ao automóvel via videochamada? Além de não ter que se locomover ao local, o lead tira dúvidas e até ouve o barulho do motor, tudo em tempo real. Do mesmo modo que também pode adicionar pessoas de confiança na ligação.

Quer um exemplo? Suponhamos que um pai queira dar um carro de presente para sua filha, mas seus horários nunca batem. É possível resolver essa pendência em minutos, de onde quer que eles estejam!

Da mesma forma que, por ventura, pode beneficiar o vendedor do automóvel, que coloca o carro à venda, mas não consegue se locomover ao local com o mesmo. É possível antecipar e otimizar todo o processo, a partir dessa facilidade.

Concessionárias digitais

Esses novos negócios visam que:

  • A negociação seja feita de forma muito mais objetiva: o comprador procura o que deseja adquirir e os resultados são direcionados. Não é necessário ir até a loja ou ficar aguardando pelo automóvel ideal;
  • O vendedor não fica à mercê de negociações e contatos desnecessários;
  • O valor do veículo não é tão depreciado, a documentação é facilitada e tudo é feito com acompanhamento de profissionais. Muito diferente de toda dor de cabeça que envolve o ato presencial.

Gere confiança e transparência no segmento automotivo

Contudo, as ações que citamos acima exigem um bom acompanhamento para garantirem seu sucesso. Por isso, é importante manter o fluxo eficiente. 

Cada vez mais, as pessoas não têm tempo e buscam ser direcionadas ao melhor caminho.

Você, como especialista na revenda de automóveis, por sua vez, pode precisar de ajuda na divulgação, gerenciamento do tráfego, campanhas otimizadas e tudo mais que o Marketing Automotivo propõe.

Comece agora mesmo!

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Está na hora de conhecer as oportunidades de digitalização, mesmo em um nicho no qual a venda presencial ainda é muito forte.

Garanta uma alavancagem muito maior para o seu negócio, ao oferecer esses recursos como alternativa aos modos convencionais.

Os benefícios da manutenção de sua performance digital são inúmeros e focam no que realmente gerará receita.

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