Gen Z, Millennials, Gen X e Baby Boomers: com certeza você conhece ou já ouviu falar sobre esses termos que separam as gerações e definem seus principais hábitos de consumo.
A Hubspot Blog Research fez um Estudo sobre as Tendências de Consumo, de acordo com essas gerações, com mais de mil pessoas em todo território dos Estados Unidos. O objeto da pesquisa visou trazer tendências, comportamentos, preferências e mudanças nos hábitos de consumo de todas essas gerações, entre os meses de maio de 2022 a 2023.
Nada melhor do que entender a fundo as preferências de consumo do seu público-alvo para traçar estratégias de marketing e vendas, não é mesmo?
Por isso, neste conteúdo, traremos as principais percepções da pesquisa.
Acompanhe!
Antes de mais nada…
Entendamos as idades de cada geração:
- A Geração Z representa pessoas entre 18 a 24 anos;
- Os Millennials são aqueles entre 25 a 34 anos;
- A Geração X está na faixa de 35 a 54 anos;
- Já os Babies Boomers são aqueles com mais de 55 anos.
Uso de dispositivos móveis nos hábitos de consumo
É meio óbvio pensar nisso, mas você tem os mesmos hábitos que tinha quando mais jovem? Nem precisa ir longe: há um ano, você consumia as mesmas coisas do jeito que consome atualmente?
Assim como o nosso comportamento varia segundo as condições que estamos expostos diariamente, nossos hábitos e necessidades também.
Quer um exemplo? Certamente você está lendo este conteúdo pelo seu celular ou algum dispositivo móvel.
Isso nos leva aos primeiros dados da pesquisa:
- 56% dos entrevistados usam telefones celulares mais do que qualquer outro dispositivo para realizar pesquisas ou quaisquer outros tipos de interações online;
- Em 2021, as pessoas passaram um terço do seu tempo acordadas em seus celulares — o que representou um aumento de 30% em relação a 2019. Motivos? Vários! Mas principalmente: o cenário pandêmico — em que muitos se relacionaram estritamente por meios digitais — corroborou muito para isso.
E quando pensamos em tecnologia ou tempo de tela, logo nos vêm a Geração Z — ou Gen Z, como é amplamente conhecida — mas é aí que nos enganamos.
- Os Millenials são os com maior propensão a utilizar o celular para pesquisas e descobertas, mais do que qualquer outra geração: 74% dos analisados.
- Embora, a Geração Z ainda compra muito mais pela internet do que a sua antecessora.
Isso pode dizer que: os Millennials conhecem o produto e veem suas principais vantagens online, mas ainda, tendem a comprá-lo (produtos) ou experienciá-lo (serviços) presencialmente.
Social Commerce: o principal hábito de consumo em compras online
Na tradução literal, as compras feitas por mídias sociais estão se tornando mais populares entre os consumidores.
- Segundo a pesquisa, mais da metade da Gen Z tem influências das redes sociais ao efetuar compras pela internet;
- Outro fato importantíssimo, é que: essa geração utiliza bem mais o Tik Tok do que o Google, para pesquisas.
Inegavelmente, temos alguns motivos para o hábito:
- A experiência do Tik Tok é muito mais personalizada do que qualquer outra. Navegar no aplicativo é fácil e digamos, que a plataforma entende muito bem o padrão de consumo de quem está por trás da tela;
- Isso gera confiança e faz com que o consumidor acredite no que lhe foi apresentado ou ofertado por ali;
- Dessa forma, o Instagram também vem se adequando. Seu algoritmo visa cada vez parecer com a famosa “rede vizinha”, porém, inegavelmente, é muito mais voltado à divulgação de anúncios e mídia paga do que seu concorrente;
- Ao manter a loja do Instagram atualizada, o seu consumidor pode navegar facilmente pelo seu catálogo de produtos, sem nem sair da plataforma.
Contudo, é necessário criar fluxos funcionais, que integram o seu e-commerce dentro e fora das redes sociais. Até o fim deste conteúdo falaremos mais sobre isso!
Como as comunidades estão mudando os hábitos de consumo
Recentemente, a Meta vem aprimorando esse recurso em suas plataformas como Instagram e WhatsApp, com o intuito de ser mais um canal de veiculação de conteúdos.
Entretanto, digamos que o que é divulgado nesses canais exige uma exclusividade maior, do que o que é postado em mar aberto.
Além disso, construir comunidades é uma estratégia de reter e fidelizar clientes, muito eficaz. O que faz com que estratégias de aquisição sejam menos frequentes, diminuindo gastos.
- Segundo o estudo, 19% dos usuários de redes sociais se juntaram a uma comunidade online.
Como os pequenos negócios estão se beneficiando com os novos hábitos de consumo
Se durante a pandemia diversos pequenos negócios foram afetados, a tendência, atualmente, é outra.
O movimento que se percebe é que os consumidores estão buscando apoiar empresas locais e pequenos produtores, para ir contra produções em massa de grandes detentoras de consumo.
- Em 2023, até agora, 42% dos consumidores pesquisados escolheram comprar de empresas menores, contra 8% em 2022 — um aumento de 34%!
Ou seja, pequenos negócios estão em alta, isso é fato. O segredo está em como ser achado!
Consumo consciente está entre os novos hábitos
Em resumo, é muito mais fácil “acompanhar” a produção de pequenos comércios, do que empresas maiores.
Esse fator vem sendo um dos pesos na hora de consumir:
- Consumo consciente é pauta frequente, principalmente nas gerações mais jovens — como a Gen Z e os Millenials — as quais são as que mais consomem produtos online, como mencionado anteriormente;
- Isso é uma ótima oportunidade de divulgar seu trabalho com mais frequência, principalmente em redes sociais, com o intuito de aproximar o cliente do que ele está comprando;
- Para isso, fatores como: posição politica, sustentabilidade, justiça racial, iniciativas para minimizar impactos ambientais, direitos LGBTQIA+, vêm sendo mostrados como fatores decisivos na escolha de uma parcela significativa de clientes.
Dicas práticas para aumentar o hábito de consumo com base nessas tendências
Website
O seu é responsivo para dispositivos móveis e se adapta bem a eles? A experiência não se perde e continua completa? Se a resposta for não, você precisa ver isso!
Venda social
O seu catálogo está atualizado nas redes sociais? A experiência de compra durante o fluxo rede social x website não é perdida? Preste atenção nisso! Na maioria das vezes, as pessoas não querem sair da plataforma para adquirir informações. Portanto, facilite o processo ao máximo, dessa forma, é muito provável que o cliente clique no botão de compra com a decisão já tomada;
Transpareça valores
O comércio está muito mais propenso para pequenos negócios. Por isso, transpareça verdade: mostre como são feitos seus produtos, invista em conteúdos personalizados, evidencie seus valores e faça com que o cliente entenda a sua missão. Isso inclui mensagens personalizadas na entrega, e-mails marketing, prova de uso e feedbacks de outros clientes etc.
Busque uma consultoria adequada
Estratégias de marketing bem planejadas não são apenas para grandes empresas. Se você está buscando aumentar suas vendas, investir em SEO e presença digital pode ser a melhor forma de alcançar esse objetivo. De nada adianta ter um bom produto ou uma loja com boa aparência e em um bom ponto, se você não está sendo encontrado no principal meio de procura. O mesmo vale se o negócio é inteiramente digital, mas não está sendo achado. Invista na sua presença digital, da mesma forma que investe na qualidade dos seus produtos e serviços;
Crie comunidades
Crie a sua e entenda como seu público pode querer fazer parte dela. É produzindo conteúdo educativo exclusivo? Ofertas em primeira mão? Novidades do mercado? Apenas serem ouvidos ou se sentirem parte do processo? Invista nesse canal e lembre-se de um dos principais princípios do Marketing — é mais barato manter clientes do que conquistar novos. Construa uma base sólida, para então aspirar novos horizontes!
Curtiu? Então fica de olho nos próximos posts do nosso blog!