3 dicas para melhorar a comunicação corporativa do seu negócio

Saiba a importância de alinhar o teor da mensagem com a forma em que ela será transmitida

Imagem: Freepik

E quando a intenção é boa, mas o resultado é mal interpretado? Você já deve ter visto algumas campanhas de marketing que deram errado, ou que geraram polêmica mesmo em se tratando de promoções, novidades legais ou intuitos inclusivos. Como, por exemplo, a ação do McDonald’s em 2018 que foi pensada para homenagear o Dia Internacional da Mulher — dando folga para todos os homens e deixando apenas mulheres no atendimento. Ou, então, quando o Starbucks lançou o Blond Espresso e, para divulgar, criou uma campanha com texto (e arte) sem coerência, o que gerou uma repercussão negativa entre os consumidores que simplesmente não entenderam o objetivo da marca. 

Imagem: Reprodução das campanhas do McDonald’s e Starbucks

Não que interpretações erradas não possam acontecer, mas nem sempre a culpa é do leitor. Na comunicação corporativa, segundo o linguista Roman Jakobson, há elementos que são fundamentais para que seja efetiva a troca: o emissor, o receptor, a mensagem, o contexto, o código e o canal.

O remetente nesse caso somos nós, empresas, que estamos emitindo uma informação. O destinatário então é o nosso cliente, aquele com quem queremos falar. A mensagem em si é o enunciado, que precisa ser marcado em um contexto que o preencherá de significado. Por exemplo, uma mesma campanha produzida há 30 anos talvez não faça mais sentido ou tenha impacto hoje, por conta do contexto social e o que está em alta no momento. O código entra então como o formato, idioma ou gíria dessa mensagem (e para isso é tão importante conhecer sua persona e entender como ela se expressa). E por fim temos o canal, que é o meio no qual essa informação é transmitida, e que precisa estar de acordo e fazer sentido.

Vejamos alguns exemplos para ilustrar:

a) Erro no contexto: É legal fazer uma campanha com a influenciadora do momento… Mas não lançar quando há uma notícia polêmica daquela semana que possa remeter ao tema e trazer uma conotação negativa para sua marca.

b) Erro no código e no destinatário: Se seu público é majoritariamente 60+ e você quiser se comunicar com um meme que não é do nicho ou para um público muito jovem, provavelmente não será compreendido.

c) Erro no canal: Claro que informar sobre o falecimento de um indivíduo para a família é extremamente importante, mas não faça isso via mailing ou com termos burocráticos. 

Clareza tem que ser a palavra-chave em todos os aspectos, transmitindo a informação na escrita, no visual e também na ação e postura da empresa.

Vamos então para as 3 dicas que separamos para te ajudar nesse processo:

• Entenda a fundo a Missão, Visão e Valores da sua empresa. É ali que você encontrará o verdadeiro objetivo e traçará a rota de caminho para encontrar seu cliente ideal, a imagem que sua marca quer passar e a voz que deve ser usada.

• Invista em Treinamento em Comunicação Corporativa para seu time. É importante que não apenas a equipe especializada entenda sobre a importância disso, mas também os gerentes, funcionários que possuem contato direto com clientes e também tomadores de decisão no geral.

• Reflita sempre sobre qual a motivação daquela campanha de comunicação. Tenha em mente que tudo o que faz parte dela é uma ferramenta essencial para sua completa compreensão. Ou seja, nada de priorizar apenas um aspecto, como a ideia ou o texto utilizado. Todos os pontos de contato com o cliente final, seja a arte utilizada ou a vírgula mal colocada, devem ser pontos a ser revisados.

Agora que você já está com essas informações em mãos, chegou a hora de colocá-las em prática. A ABM será sua maior aliada para atingir seus objetivos também de comunicação corporativa. Converse com um de nossos especialistas para entendermos juntos como podemos ir além e levar sua mensagem para o público certo, do jeito certo. 

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