Pesquisas na área da neuromarketing revelam que 95% das decisões de são frequentemente influenciadas por respostas emocionais.
E se fosse possível entrar de verdade na mente do seu cliente, pelo menos uma vez? Descobrir seus gostos, medos, alegrias — tudo aquilo que os move. Você toparia? Uma abordagem que tem ganhado destaque é o Neuromarketing: uma disciplina que une neurociência e teoria de marketing para compreender como o cérebro humano responde aos estímulos de marketing e como isso pode influenciar as decisões de compra.
Um dos principais achados do neuromarketing é o papel fundamental das emoções na tomada de decisão do consumidor. Embora muitas vezes nós gostemos de pensar que nossas decisões são racionais e baseadas em fatos, estudos mostram que as emoções desempenham um papel muito maior do que imaginamos. Na verdade, a pesquisa da Opinion Box, que analisou mais de 250 marcas, sugere que até 95% das nossas decisões de compra são tomadas de forma subconsciente, impulsionadas por emoções e intuições.
A pesquisa também aponta que fatores como a excelência dos produtos, atendimento de qualidade, estratégias de marketing eficazes, construção de brand sólido, storytelling envolvente e compromisso com a sustentabilidade são determinantes na formação de uma conexão emocional duradoura com os clientes.
O que é Neuromarketing?
Neuromarketing é o estudo da atividade cerebral em resposta a estímulos de marketing. Utilizando técnicas como ressonância magnética funcional (fMRI), eletroencefalografia (EEG) e monitoramento ocular, os pesquisadores podem mapear áreas específicas do cérebro que são ativadas em resposta a diferentes estímulos de marketing, como anúncios, embalagens de produtos e experiências de compra. Ou seja, é quase como ler a mente daquele consumidor, cientificamente falando. E é assim que marcas muitas vezes fazem com que a gente compre algo impulsivamente. Mesmo sem precisar ou entender o que exatamente a gente gostou naquele produto.
As abordagens tradicionais, como através da utilização de dados demográficos e estudos quantitativos, são fundamentais para que o bom marketing exerça seu papel. Mas o complemento de uma análise emocional dos consumidores enriquece significativamente esses dados. Compreender as emoções dos clientes permite às marcas personalizar ofertas, mensagens e experiências, promovendo interações mais autênticas e relevantes. E diversas ferramentas hoje podem nos ajudar a entender melhor esses sentimentos.
Conforme ressaltado pela pesquisa da Opinion Box, empresas que se destacam na conexão com seus clientes possuem características como empatia com o consumidor, criação de campanhas inspiradoras e acompanhamento das tendências de consumo. Como é sua relação hoje com os seus consumidores?
A ABM é sua parceira para aprimorar ainda mais esse relacionamento e desenvolver estratégias que conversem com os resultados que sua empresa precisa alcançar. Por isso, entre em contato com seu consultor ABM em caso de dúvidas e continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse!