Golpes Online: A Nova Era de Armadilhas Virtuais e Como se Proteger

Se você ainda não ouviu falar dos golpes online, deixa que a gente fala. Em meados da segunda semana de setembro deste ano, estava sendo exibido um anúncio da Três Corações pelo Youtube, em que seriam distribuídas 100 máquinas de Expresso, para os 100 primeiros que respondessem uma pesquisa de satisfação.

Após realmente responder a pesquisa, o usuário é levado para uma página em que ele escolhe sua máquina de preferência, com indicação de gratuidade no valor. Em seguida, é direcionado para etapa de pagamento do frete e aqui, também é oferecido promoções incríveis de cápsulas para acompanhar o prêmio. E claro, após o pagamento, é indicado que sua máquina chegará em x dias, mas ela – e nem as cápsulas – chegam.

Esse é só mais um dos casos de golpes online que estão sendo aplicados ultimamente. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, em 2023, foram registrados 1.965.353 casos de estelionato, enquanto o número de roubos atingiu a marca de 870.320. 

O mesmo anuário indica que os estelionatos por meio virtual aumentaram 13,6%, enquanto o total de estelionatos cresceu 8,2%, entre 2022 e 2023.

Após o reconhecimento do caso, a Três Corações anunciou em seu site oficial, que não estava promovendo nenhum tipo de pesquisa ou promoção relacionada a máquinas de café Espresso e que era GOLPE. 

Além dos golpes virtuais pessoais, que estão se inovando, focados nos compradores e usuários, os métodos também estão sendo usados para atingir empresas e instituições. Você já deve ter visto os golpes relacionados a pix e contas falsas em bancos.

Como os golpes acontecem

Alguns dos métodos mais recentes divulgados por usuários em redes sociais são os que: um contato desconhecido faz um pix para o usuário (do banco) e entra em contato com a pessoa pelo Whatsapp. Em seguida, avisa que o pix foi efetuado para a conta errada por engano e pede para que a pessoa que recebeu o faça de volta para o desconhecido. 

Ao mesmo tempo, o golpista pede o retorno do valor do pix pela função de segurança do Banco Central, em que este desconta também da conta que recebeu o pix errado. Ou seja, o aplicador do golpe recebe duas vezes o valor do pix: o retornado diretamente pela pessoa atingida e o estorno da conta feito pelo Banco, também da pessoa atingida, que agora entra no negativo por ter saído o valor duplicado. 

Segundo um relatório da LexisNexis Risk Solutions, “O Real Custo da Fraude 2023 – América Latina“, com pesquisa realizada pela Forrester Consulting, empresas na América Latina enfrentam um custo de fraude 3,9 vezes superior ao valor nominal, agora perdido em transações fraudulentas.

No Brasil, ainda de acordo com o relatório, o tipo de fraude mais crescente é o de estornos fraudulentos, sendo que 59% das empresas participantes relataram ter um aumento nas fraudes nos 12 meses anteriores à pesquisa. E as organizações hoje, enfrentam um custo com casos de fraude, de R$3,07, para mercados de varejo, e R$4,59, para serviços financeiros, por cada real perdido.

Umas das preocupações apontadas no relatório, além do avanço nos métodos de aplicação dos golpes e custos, são as perdas de leads e confiança dos clientes em uma empresa, e os métodos de prevenção.

De acordo com as empresas entrevistadas, os clientes que são vítimas de fraudes ou consideram que as empresas estão suscetíveis a atividades fraudulentas, perdem a confiança de que a organização tem a capacidade de proteger seus dados e de que é confiável continuar no negócio. 

No mercado de serviços financeiros, as fraudes impactaram em redução de taxa de conversão dos leads, em 84%, e de varejo, em dificuldade para estabelecer confiança com os clientes, em 83%.

Hora de prevenir 

Os principais desafios das empresas em prevenção de ataques e golpes, estão relacionados a aquisição das novas tecnologias pelos golpistas. Com o uso de inteligência artificial em golpes fica mais difícil identificar pessoas reais de chatbots, pelas vítimas, e consequentemente, identificar transações legítimas.

Além disso, serviços financeiros também apresentaram desafios em processos de verificações de e-mails e dispositivos, autenticação de identidade e implementação de processos contra fraudes nas duas pontas: abertura de novas contas e autenticação de usuário final e movimentação durante as transações. 

Ainda segundo o relatório, apenas 6 em cada 10 organizações, possuem soluções empresariais de gerenciamento de fraudes que englobam todos os canais nos quais os clientes possam iniciar transações. 

O gerente de performance ABM aponta algumas possibilidades na hora de se prevenir. “A melhor forma de prevenção é: se atentar aos detalhes. Quando algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Quando é algo vindo de um e-mail, confira o domínio do e-mail. Dificilmente um funcionário Google irá chamar uma pessoa sem ter um email “@google.com”. Muitas vezes os golpistas usam de artifícios para mascarar seu endereço de e-mail original, mas sempre é possível encontrar as falhas”. 

“Os ataques mais comuns em empresas envolvem ransomwares e a captura dos dados com pedidos de resgate. Um único computador infectado pode colocar em risco todo o espaço de trabalho de uma corporação inteira, mesmo as multinacionais com diversos escritórios que são ligadas apenas por Redes Virtuais privadas. [neste caso] segue o mesmo fluxo e processo de vasculhar os detalhes. Se o e-mail não for de alguém que você conheça, não abra nenhum arquivo ou link enviado. Se for de alguma empresa conhecida, mas você não tem certeza, compartilhe com seu setor de TI”, continua.

Algumas das principais recomendações para empresas estão relacionadas a:

  • Abordagens baseadas em dados, para entender os comportamentos padrão dos clientes que entram nos negócios e consequentemente, reconhecer anomalias; 
  • Equilibrar a eficácia entre o gerenciamento de fraudes e a experiência do usuário, visto que os processos precisam ser simples para não perder clientes, mas não podem abrir brechas para ataques; 
  • E iniciar trabalhos em conjunto com fornecedores que utilizam e cuidam de tecnologias emergentes, tanto para saber lidar com golpes que usam novas tecnologias, quanto para adaptar protocolos de segurança mais eficazes. 

A ABM sempre estará à disposição para te ajudar e auxiliar no desenvolvimento do seu negócio. E isso inclui: divulgação de informações importantes, cuidado em todas as etapas da sua entrada e permanência nos nossos serviços e claro, garantir a melhor experiência possível enquanto estiver conosco. Procure um consultor ABM para mais informações.

Compartilhe esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress