CTA ou Call to Action é um termo comum utilizado por profissionais de Marketing. Mas, mesmo que você não seja um de nós, em algum momento já pode ter ouvido falar sobre.
Embora muitas pessoas saibam de sua importância, são poucas as que constroem um CTA coerente e eficaz.
Em suma, essa chamada para ação visa incentivar os usuários, seguidores ou consumidores a realizarem um objetivo específico. Da mesma forma que pode aparecer em organicamente, é muito utilizado em mídias e campanhas pagas.
Esses chamados podem ser para qualquer tipo de ação relevante que você deseja despertar, como cadastro, download de material, aquisição de leads em campanhas ou artigos que você esteja veiculando.
Portanto, criar boas chamadas para ações é imprescindível e possui técnicas.
Neste conteúdo, mostraremos a você algumas delas.
- Para criar um bom CTA, siga as dicas:
- Clareza: deve ser claro e objetivo, deixando óbvio qual a ação que se espera que o usuário realize;
- Atrativo: deve chamar a atenção do usuário e despertar o interesse em realizar a ação;
- Relevância: deve estar alinhado com o objetivo da página ou do conteúdo para não sair do contexto e parecer algo forçado;
- Identificável: deve ser facilmente visto e estar em um local estratégico na página ou postagem.
Vamos a alguns exemplos
- “Clique aqui para se cadastrar e receber nossas novidades por e-mail”: esse CTA incentiva o usuário a se cadastrar na lista de e-mails da empresa, permitindo que o mesmo seja impactado com notícias e e-mails marketing, por exemplo.
- “Cadastre-se e ganhe 10% de desconto”: esse CTA incentiva o usuário a realizar uma compra imediata, oferecendo um desconto como incentivo.
- “Baixe nosso e-book gratuito e aprenda como aumentar suas vendas”: esse CTA incentiva o usuário a realizar o download de um material educativo, oferecendo a possibilidade de aprendizado e melhoria dos resultados. Além de gerar captura de leads para vendas futuras;
- “Agende uma consulta agora e tenha acesso a um diagnóstico gratuito”: além de incentivar a ida ao local, o que automaticamente gera movimento ao comércio, esse CTA atua como uma moeda de troca. Por isso, faz com que o consumidor se sinta presenteado e queira retribuir.
Acesse e confira mais exemplos!
Adaptando ao seu negócio
Nem sempre o CTA utilizado para alguns negócios é o mesmo para outros. Por isso, entenda o seu objetivo.
Lembre-se que, nas redes sociais, o CTA pode ser mais sútil, voltado para engajamento, por exemplo. Em landing pages, utilizar do recurso moeda de troca é muito útil também.
Entender o canal em que você deseja que o usuário faça a ação e adaptar a linguagem é essencial.
Aqui na ABM, contamos com times especializados em direcionar o CTA para as funções específicas que o seu negócio precisa.
Aumente sua performance da maneira certa. Converse com nossos especialistas e atraia mais clientes.