Os Moodboards, também conhecidos como Concept Board, como diz o seu próprio nome, são “painéis de humor” montados com elementos visuais — imagens, vídeos, vetores, ilustrações e recursos similares — que traduzem de alguma forma a essência de projetos, marcas, produtos ou qualquer outra produção.
Os departamentos de criação hoje, são formados por muitas mentes singulares e na maioria das vezes, na hora de desenvolver um novo projeto, o excesso de ideias – ou escassez delas – pode fazer com que o fluxo aconteça milagrosamente rápido ou demande mais tempo e esforço.
Uma das formas de fazer um projeto ser construído de maneira uniforme, com as melhores ideias e condições aproveitadas, é montar uma visualização do processo, com um conjunto de referências, que vão fazer os itens necessários serem realmente utilizados e aproveitados na execução.
A necessidade de apresentar uma ideia de forma visual para qualquer produto ou projeto em processo de criação, é que faz o moodboard existir. Muitas pessoas acreditam que senso de “estilo” existe apenas em universos que tem isso como um dos pontos principais de formação – como moda, arquitetura e design – mas não tem como pensar um produto ou uma ideia, sem pensar na imagem que ela vai passar – ou PRECISA passar – para o seu público.
Basta pensar que um perfume ou vela perfumada não podem ser apenas um objeto branco e incolor, com um cheiro a ser decifrado. A marca fica quando é associada a uma imagem – mesmo que imaginária – de algo, como perfumes amadeirados, de rosas, de bons momentos (como “cheirinho de infância”) etc.
O mesmo acontece com projetos que só usam áudio para comunicar. Até rádios e podcasts usam de artefatos criativos para formar uma imagem e a cara do seu produto.
“Conceito é muito mais importante do que apenas estética, as coisas precisam ter um conceito, o moodboard ajuda essa ideia estar muito bem estabelecida. Então, na hora de definir como conversar com um público específico e atingir tais objetivos, na montagem do moodboard, você tem todas essas informações visualmente colocadas alí, e assim é possível avaliar se o conceito foi bem desenvolvido e está atendendo todas as etapas do briefing”, indica a Head de Marketing da ABM, sobre a importância de construir um moodboard como caminho para construção de um conceito.
A criação de um moodboard consiste basicamente em reunir referências, de uma maneira organizada e alinhada ao objetivo da criação. Ele entra para ajudar e ser a base de qualquer definição necessária para criar conceitos criativos.
O processo natural de criação, de ir atrás de inspirações, agora é reunido em um só lugar, com o objetivo de visualizar o projeto de forma palpável e previsível.
Após a reunião do design, paleta de cores, texturas, tipografias e recursos – todas as inspirações e necessidades que incluem a criação, esse último adaptável a partir da criação específica – e alinhamento com a equipe de criação das possibilidades reais de ferramentas de execução, fica mais fácil canalizar os propósitos para criar algo novo e original, conservando a essência do projeto.
É quase como um briefing visual.
“É bom estar sempre antenado do que está acontecendo, novas tendências de design e outros, e buscar referências e inspirações antes de começar um projeto, faz com que você comece com uma assertividade maior”, afirma nossa Head de Marketing sobre a utilidade da ferramenta.
“Utilizamos o moodboard como uma das ferramentas de criação, com ele conseguimos conversar e alinhar visualmente com o cliente qual o melhor caminho. Assim otimizamos o tempo e ganhamos produtividade vindo de um direcionamento mais certeiro do que o cliente espera.”, conta nossa Head sobre sua experiência.
E como a ABM nunca te deixa na mão na hora de desenvolver qualquer projeto, algumas das ferramentas ideais para montagem de moodboard podem ser: o Miro, que usamos muito por aqui, para o alinhamento de acompanhamento de processos e projetos; o Figma, que inicialmente serve para construir sites, mas que se tornou uma plataforma de multi-utilidades; e ferramentas de design, como Photoshop.
Além de, claro, te oferecermos o melhor time de criação para pensar tudo o que você precisa para impulsionar o seu negócio. É só falar com um dos nossos especialistas!
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