
As empresas já se conscientizaram do poder da tecnologia para potencializar o crescimento dos negócios. Um dos grandes propulsores dessa conscientização foi o período em que enfrentamos a COVID-19 , e, desde então, os investimentos em tecnologia vem se expandido drasticamente. Porém, as empresas têm enfrentado uma dificuldade em implementar de forma eficaz essas inovações.
Atualmente, uma equipe de alta performance só é viabilizada através das ferramentas tecnológicas. Quando bem implementadas, elas otimizam processos, reduzem o tempo em atividades operacionais, reduzem custos e facilitam o monitoramento e a análise de resultados para os gestores. Dessa forma, sua empresa mantém uma equipe de profissionais em posição analítica e estratégica e menos operacional.
Porém, as tecnologias têm evoluído cada vez mais rápido, sobrepondo-se umas às outras e transformando os hábitos que se criam no ambiente corporativo. Com uma implementação despreparada, a inserção dessas ferramentas pode causar ruído na comunicação, resistência por parte dos colaboradores e a ineficiência nos resultados esperados.
Mais do que ter essas tecnologias, a empresa precisa saber como utilizá-la para extrair seu potencial máximo. E é através de uma implementação estratégica e planejada, envolvendo todos os pontos de contato nesse processo que se extrai o melhor aprendizado a absorção da ferramenta.
Analise se a tecnologia converge com os objetivos da empresa – O primeiro passo é entender se essa tecnologia agrega algum benefício aos objetivos da empresa. Para isso, defina metas claras e entenda como as tecnologias disponíveis podem te auxiliar a alcançá-las. Como, por exemplo, otimização nos processos internos, aprimoramento da experiência do cliente ou até mesmo a criação de novos produtos ou serviços.
Priorize os recursos de maneira estratégica – Os recursos da empresa sempre são limitados, portanto, analise o orçamento total e priorize as inovações tecnológicas com impactos mais relevantes para alocar a verba em projetos mais significativos.
Prepare a sua equipe – A inserção de uma nova tecnologia desacompanhada de uma comunicação assertiva pode gerar atrito e resistência dos colaboradores na adoção de novos protocolos. Envolva os colaboradores nas análises e testes para validar os benefícios das inovações para a empresa, mantenha uma comunicação transparente sobre as novas ferramentas e ofereça treinamentos e workshops para uma adaptação efetiva com os novos protocolos.
Mantenha o corpo diretivo no processo de aprendizagem – Apesar do vultoso investimento em inovações tecnológicas, lidamos com uma grande lacuna do conhecimento sobre essas ferramentas pelo corpo diretivo. O que gera um afastamento do entendimento dos processos e a mensuração dos resultados.
Acompanhe e meça os resultados – Com a tecnologia implementada, defina KPIs que permitam medir o progresso em direção aos objetivos. Dessa maneira, você consegue avaliar o sucesso da implementação e identificar problemas em fase inicial.
Mantenha a transparência – Mantenha a transparência sobre as limitações e resultados da inovação. É essencial manter as expectativas de todos alinhadas ao que realmente se pode esperar da nova tecnologia.
As inovações tecnológicas tem o poder de potencializar o crescimento da sua empresa, mas é apenas com um gestão assertiva na implementação que o seu negócio poderá usufruir da potência máxima dessas ferramentas!